quinta-feira, 23 de outubro de 2008

É isso aí: li as 144 páginas em uma noite e respondia A FICHA LITERÁRIA no tempo entre 05h40min e 07h15min para estar em sala enfrentando, quero dizer, em frente à professora com um sorriso pirracento no canto da boca e a mão estendida segurando a tal ficha que acabei de descobrir que não tinha a menor diferença das atividades de interpretação de textos que ela passava em sala! Não obstante, ficou a vontade de conhecer todas aquelas obras da coleção Vaga-lume! E realmente conheci! Encontrei mais tarde um amigo que tinha uma caixa cheia dessa coleção e me emprestou um a um sem o menor receio. Salve o Zé Maria! Depois disso nunca mais parei de ler livros, nunca mais tive medo de ler, virei pirilampo de biblioteca. Que nome lindo! Bi-bli-o-te-ca!

Vinha em casa almoçar e voltava para este lugar sagrado da escola José de Assis ou do Centro Integrado de Educação. Conheci tantos nomes, viajei para tantos lugares inóspitos, sofri tantas perseguições, resolvi tantos enigmas. De aventureiro a imperador, fui tudo um pouco! Tornei-me um tanto introspectivo. E quando aceitava sair desses mundos escolhia escrever ao invés de conversar com alguém... Eram os poderes de Shoppenhauer, Nietzche, Goethe (meu Deus! Não acredito que li Fausto! Que infrutuosidade! Mas isso acabou com Werther!), que estavam me desconstruindo¿ ou os poemas de Pessoa e heterônimos, Drummond, Augusto dos Anjos que jogavam de um lado para o outro¿ quem sabe o Bruxo do Cosmo Velho me manipulando a seu bel prazer!

Dá uma impressão de que sou experimentado em Filosofia e Literatura, não é¿ mas não! Dessas e da música sou meramente diletante, claro que em Literatura quero um pouco mais...

Minha mãe me dava de presente livros que apareciam em promoção e coleções de autores estrangeiros em promoção na revista Seleções, assim como CDs clássicos, coletâneas! Amo todos eles! Por conta de meu pai ficou a leitura religiosa – a bíblia. Somente. Amei conhecer todos aqueles personagens fantásticos possuidores de dons, poderes supra-terrenos, além-mundo enquanto decorava versículos para recitá-los no domingo de manhã na igreja! Até hoje, adoro ler a bíblia. O dicionário bíblico da minha de João Ferreira de Almeida se torna um probleminha. Sempre que preciso procurar o significado de algo fico por lá mesmo, no dicionário! E falando nisso, não posso ignorar a influência deste em minha vida de leitor. Meu irmão gostava de caçoar comigo porque eu LIA dicionários! Era um absurdo para ele, quando não para todos eles! E não podia pronunciar uma palavra diferente que já me cobriam com pirraças do tipo: – chegou o Aurélio! o Globo! lembra¿ chegou a conhecer o Globo¿ COLOSSAL! Temos até hoje! Divirto-me agora, mas me chateavam de verdade...

Vou encerrando tendo muito a dizer ainda e com uma sensação de estar ouvindo algo ringir atrás de mim, uma porta relutante em não ser fechada – saudade. E percebo que é real o fato de que o que se faz hoje te define amanhã... olha para mim!

Meu muito obrigado a todos os professores que me apresentaram a leitura, em especial a D. Maria do Carmo que apresentou Maria José Dupré e, por conseguinte a coleção Vaga-lume e outros autores, meus pais e amigos por contribuírem para minha mania, meu vício!

Meio terapeuta isso tudo... Sempre tive vontade de contar essa parte da vida para alguém e não podia ser em melhor momento! Contei agora para você!

Nenhum comentário: